Como Fazer Vídeos para o YouTube (A Forma Correta!)

Saiba qual é a maneira correta de fazer um vídeo para o YouTube, e aumente as visualizações, a taxa de retenção e os inscritos do seu canal. Confira…

fazer videos youtube

Como Fazer Vídeos para o YouTube (A Maneira Correta!)

A grande maioria dos youtubers fazem os seus vídeos do jeito errado. Mas não se preocupe, pois isso é algo fácil de se corrigir!

Se você fizer da forma correta – que vamos te mostrar neste artigo, você pode aumentar as visualizações do seu canal, e ele poderá crescer muito mais rapidamente.

Veja, abaixo, como fazer vídeos para o YouTube que as pessoas realmente queiram assistir até o final…


1. Comece pela ideia do vídeo

Aqui é onde a maioria dos youtubers erram: fazer um vídeo que você quer fazer, porque acha que as pessoas podem ter interesse no assunto.

Contudo, o que acontece – em grande parte das vezes, é que na verdade ninguém tinha interesse algum sobre aquele assunto, e como você pode imaginar, o vídeo acaba com poucas visualizações.

Por isso, em vez de fazer um vídeo que você quer fazer, você precisa fazer um vídeo que as pessoas queiram assistir. Confuso? Calma, que vamos explicar melhor…


2. Faça um vídeo que as pessoas queiram assistir

Você precisa pensar no seu vídeo como um produto. Se ninguém está procurando por aquele assunto específico, então não adianta nada fazer 50 vídeos sobre isso.

Pra evitar esse trabalho em vão, você precisa descobrir primeiro quais são os assuntos que o seu público está interessado em saber.

Ou seja, você precisa se certificar de que existe demanda para os temas que você pode vir a abordar no seu canal. E isso é mais fácil de fazer, do que você imagina…

como fazer videos youtube

3. Encontre boas ideias de temas para vídeos no YouTube

Existem algumas maneiras de encontrar boas ideias de temas para os seus vídeos, como por exemplo, visitando um canal concorrente e ordenando os vídeos pelos “mais populares”.

Com isso, você terá uma noção dos assuntos que mais fazem sucesso no seu nicho. Mas nada de fazer um vídeo exatamente igual, hein?! É apenas para você se inspirar, e ter uma noção de que caminho seguir…

Outra forma de ter ideias para vídeos, é com a ajuda de ferramentas como Ubersuggest, Keywordtool.io, Google Keyword Planner (planejador de palavras chave do Google Ads), Answer The Public etc.

Definindo o tema do vídeo, você então precisa pensar qual vai ser o título que mais vai atrair cliques e, consequentemente, visualizações…


4. Escreva um título atrativo para os seus vídeos do YouTube

O título nada mais é que uma promessa que você está fazendo para a sua audiência, sobre o que eles vão encontrar ao assistirem o seu vídeo.

Os melhores títulos provocam desejo, medo ou curiosidade. Além disso, o uso de listas tende a funcionar muito bem também. Ex.: 3 Truques Que Vão Fazer Você Dormir Melhor (GARANTIDO!).

Caso queira receber mais dicas e ver mais exemplos de títulos atrativos para os seus vídeos, deixe seu e-mail ao final deste artigo.


5. Capriche na miniatura do seu vídeo

A miniatura do vídeo (thumbnail) é uma das primeiras coisas que as pessoas veem quando estão navegando pelo YouTube.

Por isso, é essencial que você capriche na hora de fazê-la. Utilize cores chamativas, pessoas ou objetos que retratem bem o tema do vídeo, e busque colocar palavras que complementem o título.

Por exemplo, no caso do título que usamos logo acima (sobre dormir melhor), você poderia fazer uma miniatura apontando para algum objeto e colocar escrito “FAÇA ISSO”.

Em seguida, você precisa se preocupar com a introdução do vídeo…

como gravar videos youtube

6. Saiba o que falar na introdução do seu vídeo no YouTube

Se você começa os seus vídeos falando “Olá, meu nome é…”, ou então “Bem-vindo ao meu canal…” etc., pare agora mesmo! Ao fazer isso, você está perdendo muita audiência…

Isso porque, as pessoas não querem saber quem você é, elas querem receber o conteúdo que estão procurando, da forma mais rápida possível.

Assim, em vez de se apresentar, comece os seus vídeos já falando para a pessoa o que ela quer saber. Por exemplo:

  • “Esse vídeo vai acabar de vez com os seus problemas pra dormir”;
  • “Você sabia que 85% da população tem dificuldade pra dormir?”;
  • “Quer acabar de vez com a sua insônia? Então se liga nessas dicas!”;
  • “Imagine você mal colocar a cabeça no travesseiro e já dormir. Pois saiba que isso é possível!”;
  • Você acorda cansado todo dia, depois de uma noite ruim de sono? Então saiba agora o que fazer para resolver esse problema de uma vez por todas!”.

7. Defina qual vídeo você vai indicar ao final

Uma das coisas que contribui bastante para o crescimento do canal no YouTube, é o fato de os usuários permanecerem bastante na plataforma e, em especial, no seu canal.

Por isso, você precisa se planejar com antecedência e decidir qual vídeo vai indicar para o usuário assistir em seguida, ao final desse vídeo que você vai gravar agora.

De preferência, indique a ele outro vídeo que seja bastante relacionado ao tema que ele está procurando, e ao tema do vídeo que ele acabou de assistir. Assim, as chances de ele continuar no seu canal, vendo outros vídeos, aumentam bastante.


8. Comece a gravar o vídeo

Depois de tudo definido, é hora de começar a gravar o seu vídeo. Tente ser o mais objetivo possível, sem ficar enrolando para entregar o conteúdo que o usuário está procurando.

Na hora de editar o vídeo, uma dica é utilizar os chamados “B-Rolls” para complementar a filmagem, alternando assim as cenas e deixando o vídeo mais dinâmico.

Outra coisa que você pode fazer na hora da edição, é usar e abusar dos efeitos (como Zoom, por exemplo), ou então colocar textos na tela em alguns momentos de destaque etc. (O MrBeast faz bastante isso!)

Como estudo, procure assistir algum documentário, série ou filme, e conte quantos segundos eles ficam em uma mesma cena, antes de mudar o ângulo da filmagem, dar zoom etc. Tudo isso, deixa o vídeo mais interessante para o usuário.

gravar videos youtube

Como Fazer Vídeos para o YouTube – Conclusão

Ao fazer um vídeo que a sua audiência quer assistir, em vez de fazer algo que você queira fazer, você tem muito mais chances de conseguir mais visualizações no YouTube.

Isso porque, você está fazendo um conteúdo que agrada tanto os usuários quanto o algoritmo do YouTube, e isso só tende a beneficiar o seu canal.

Em resumo, veja como fazer vídeos para o YouTube:

  1. Comece pela ideia do vídeo;
  2. Faça um vídeo que as pessoas queiram assistir;
  3. Encontre boas ideias de temas para os seus vídeos;
  4. Escreva um título atrativo para os seus vídeos do YouTube;
  5. Capriche na miniatura do seu vídeo;
  6. Saiba o que falar na introdução do seu vídeo no YouTube;
  7. Defina qual vídeo você vai indicar ao final;
  8. Comece a gravar o vídeo.
image12014477

10 Coisas que Seus Vídeos Precisam Ter para Viralizar (GRÁTIS!)


Deixe seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as
10 coisas que você precisa fazer AGORA nos seus vídeos para viralizar e ter muitas visualizações e inscritos no seu canal do YouTube!

EU QUERO!

Deixe um Comentário