YouTube Shorts – O que é? Como usar no Brasil? Como Ganhar Dinheiro?

O YouTube Shorts é o novo formato de vídeos que o YouTube lançou para competir com o TikTok e o Instagram Reels. Trata-se de vídeos gravados na vertical, com até 60 segundos de duração. Saiba mais sobre ele…

YouTube Shorts – Como usar no Brasil?

Até o presente momento, o YouTube Shorts não foi lançado oficialmente no Brasil. No entanto, já é possível aproveitar essa nova função da plataforma.

Para fazer isso, basta gravar vídeos no formato vertical com até 60 segundos de duração. Na hora em que for publicar o vídeo, basta adicionar #Shorts no título e/ou na descrição do vídeo.

Com isso, o YouTube já irá entender que se trata de um vídeo curto e irá direcionar esse vídeo junto aos outros “shorts”, mostrando ele para a audiência mais apropriada.


Quando o Shorts será lançado no Brasil?

Ainda não existe uma data definida para o YouTube Shorts ser lançado de forma oficial aqui no Brasil, mas tudo indica que deverá ocorrer já nos próximos meses.

Isso porque, ele foi testado inicialmente na Índia – que representa um mercado gigante do YouTube, e depois foi lançado nos EUA, que também possui uma grande audiência na plataforma.

Como o Brasil também tem uma população grande, e possui forte aderência à novas tecnologias (como ocorreu com o TikTok, por exemplo), é natural que o Shorts seja lançado muito em breve por aqui.


Como Ganhar Dinheiro com o YouTube Shorts?

Por enquanto, os vídeos curtos do YouTube Shorts ainda não serão monetizados através do programa de parceiras do YouTube, o Google AdSense.

No entanto, o YouTube anunciou recentemente que criou um fundo de 100 milhões de dólares (mais de 500 milhões de reais) para premiar os criadores que mais se destacarem no YouTube Shorts.

Além disso, eles estão estudando um modelo ideal de monetização para os vídeos curtos, o que deverá ser anunciado mais adiante também.

videos curtos youtube shorts brasil app

Como Postar Vídeos Curtos no YouTube Shorts?

Enquanto o YouTube Shorts ainda não é lançado oficialmente no Brasil, você pode postar vídeos curtos utilizando a #Shorts no título e/ou na descrição do vídeo.

Quando já estiver oficializado por aqui, basta clicar no ícone “+” no aplicativo do YouTube, que lá irá aparecer a opção “Criar Vídeo Curto” ou “Criar um Short”.

Com isso, você terá acesso à diversas ferramentas para gravar e editar o seu vídeo curto, adicionar música etc.


Como Conseguir Muitas Visualizações no YouTube Shorts?

Para ganhar muitas visualizações nos seus vídeos curtos, você deve focar bastante nos primeiros 5 segundos do vídeo, para que consiga prender a atenção de quem está assistindo.

Além disso, precisa ter um conteúdo interessante e de qualidade, que faça com que a pessoa queira curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo se inscrever no seu canal.

Por fim, deve postar com bastante frequência, pois não será logo no primeiro vídeo que você irá conseguir um monte de visualizações (a não ser que tenha muita sorte).


É Possível Ser Youtuber Profissional?

Sim, é possível! Existem milhares de criadores de conteúdos – os chamados Youtubers, que possuem canal no YouTube e ganham um bom dinheiro com ele.

Alguns deles fazem apenas por hobby, outros criam um canal para ter um renda extra e vários acabam transformando isso na sua única profissão.

Se você deseja se tornar um Youtuber de sucesso, recomendamos o nosso e-book “YOUTUBE – Do Zero a 1 Milhão de Inscritos“. Nele, você vai saber tudo o que precisa fazer para ter um canal de sucesso no YouTube.

Deixe um Comentário